Auditorias em Ambientes de TI
Foco no compliance
Auditorias em Ambientes de TI
Você sabe o que é auditoria de TI? A área de TI desempenha um papel crítico em ambientes empresariais. Desta forma, as políticas de gestão devem passar por revisões constantes, reavaliando o seu papel e a necessidade de criar fluxos de trabalho mais eficientes, integrados, seguros e inovadores.
Para tornar esse processo mais eficaz, muitas empresas optam por um serviço de auditoria de TI. Nela catalogamos boas práticas, avaliamos processos e rotinas do negócio. Além de encontrar pontos que necessitam de melhoria, essa solução dá ao negócio mais capacidade para reduzir custos e melhorar o seu nível de competitividade e acelerar ainda mais o seu negócio.
Se você quer saber mais sobre como a auditoria de TI pode melhorar as rotinas empresariais, entre em contato com o nosso Depto. Comercial e fale com especialista.
Uma auditoria de TI que visa avaliar todas as políticas e processos de governança, as rotinas e a cadeia de processos existentes na área de tecnologia. Com o auxílio do auditor, a área passará por uma análise. Nessa etapa os dados internos serão levantados, agrupados e avaliados em busca de falhas e pontos que necessitam de melhoria.
Durante a avaliação, a auditoria poderá identificar fatores que impactam no desempenho das soluções de TI e na sua integração com os processos internos da empresa. Nesse sentido, a auditoria de TI deve ser vista como uma aliada estratégica. Que irá avaliar o uso eficiente dos recursos internos, em busca de rotinas alinhadas com regulamentações de segurança e padrões do mercado.
Detectando pontos críticos e os riscos, a auditoria poderá indicar novas políticas e abordagens operacionais. Alinhadas com padrões internacionais, tais estratégias podem reduzir os custos operacionais e o número de falhas que ocorrem nas rotinas existentes. Como consequência, os times do setor aumentarão o seu índice de produtividade.
Junto com a agilidade para rastrear falhas, a empresa pode manter-se ainda mais eficaz, reduzindo a possibilidade de gargalos ou a ocorrência de fraudes.
Do mesmo modo, a auditoria pode identificar rotinas com alta vulnerabilidade, usuários com privilégios indevidos e outros pontos de atenção. Nesse sentido, medidas serão indicadas para tornar o ambiente de trabalho mais confiável, ágil e seguro.
A auditoria de TI pode impactar profundamente uma empresa trazendo muitos benefícios. Com melhor direcionamento de recursos, o investimento em novas tendências é viabilizado. Gestores podem reduzir o tempo gasto na resolução de conflitos e, ao mesmo tempo, ter uma equipe mais eficaz.
Sendo aplicada de maneira estratégica, a auditoria de TI pode tornar a empresa mais eficaz e competitiva. A elaboração dos objetivos à longo prazo, por exemplo, será feita com base em dados precisos e auditados.
Ajudará a definir a estratégia da T.I. mais alinhada ao negócio e com planejamento de aquisições de equipamentos e recursos de T.I. com custo-benefício alinhado a estratégia da empresa.
O alinhamento dos processos internos com padrões do mercado através de auditorias periódicas, permite reconhecimento das demais áreas e do mercado, sendo visto como um fator estratégico para a área.
Desta forma, a auditoria garante que a tecnologia será direcionada para o centro das estratégias da empresa de forma alinhada ao negócio. Através de uma abordagem alinhada com os demais setores, a área de TI garante o reforço à estratégia corporativa.
Neste contexto de auditoria de TI, parceiros especializados podem permitir o desempenho estratégico da área. Aproveite para conhecer quatro motivos para investir no outsourcing de TI.
Terceirizar serviços, principalmente em TI, é uma realidade há muito tempo presente no mundo dos negócios. A maior flexibilidade e agilidade cada vez mais exigida às corporações, torna o outsourcing de TI a escolha mais concreta para empresas de pequeno, médio e grande porte.
E, caso você ainda tenha dúvidas sobre o porquê investir na terceirização de TI, apresentamos abaixo quatro bons motivos para reconsiderar essa possibilidade:
- Foco total no seu negócio:
Com crescente demanda e complexibilidade dos processos internos é primordial que sua atenção seja integralmente voltada ao seu negócio. O Outsourcing te dá mais tranquilidade para administração do tempo e o gerenciamento do esforço das equipes.
- Flexibilidade dos processos:
Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, a demanda de projetos exige padronização dos processos e flexibilidade para inovações. Algumas vezes, os padrões de uma equipe interna engessam a rotina, o que pode dificultar a agilidade para adequação de novos recursos.
- Qualidade:
O monitoramento dos serviços e processos deve ser feito por uma equipe especializada e que será compatível com o crescimento do seu negócio. Além da expertize é importante escolher um parceiro com certificações relevantes que irão agregar seu data center, como CMMI e ITIL.
- Custo-benefício:
A formação e capacitação de uma equipe interna pode se tornar um processo caro e demorado. E funcionários temporários nem sempre atenderão suas necessidades com total excelência. O Outsourcing permite que você direcione o foco da sua equipe para onde eles se fazem mais necessários que é o seu negócio, garantindo um índice de produtividade maior com menos custos. Assim a T.I. fica com focada em manter o negócio funcionando e mais alinhada em dar recursos cada vez mais eficaz para o negócio
É sempre importante lembrar de que a forma como a organização contratará os serviços e se relacionará com os fornecedores é vital para a harmonia no desenvolvimento da aplicação e na utilização pelos usuários. Muitas vezes a decisão pelo outsourcing baseia-se quase exclusivamente em fatores financeiros e a variedade de fornecedores monitorando o ambiente da empresa é tamanho que nenhum dos prestadores consegue executar seus serviços especializado com toda plenitude.
Por isso, é importante que a escolha dos parceiros seja precisa, para que a extensão de TI da sua empresa possa exercer seus compromissos com excelência, transformando seu investimento em benefícios, e não dor de cabeça.